Alumínio: Tudo sobre ele e quais os impactos que pode trazer ao planeta!
04/09/2017

Parcerias | Porque é Importante

Parcerias entre construtoras e fornecedores são essenciais para se estabelecer uma relação de confiança, que seja saudável e sustentável na construção civil. Para o engenheiro Angelo Labbadia Junior, responsável pelo departamento de suprimentos da Eztec, as parcerias são estabelecidas após as partes deixarem claros seus objetivos técnicos e princípios. “Com base na capacidade produtiva e qualitativa do fornecedor, e na demanda por parte da construtora, os dois lados buscam conservar e cumprir seu papel, monitorando as alterações de mercado e mantendo as condições acordadas independentemente de especulações”, afirma.

Atualmente, as parcerias não ficam restritas somente à relação entre construtoras e fornecedores de materiais e componentes, estendendo-se também aos prestadores de serviços, projetistas e assessorias de diferentes segmentos. “De certo modo, todas essas áreas visam estabelecer um abastecimento contínuo dos canteiros, com valores controlados, ou até mesmo fornecimento de insumos e mão de obra para canteiros onde as obras ainda não foram iniciadas. Isso resulta em uma melhor assertividade no controle de valores orçamentários e menor desvio de preços projetados versus realizados”, explica Labbadia.

“Com base na capacidade produtiva e qualitativa do fornecedor, e na demanda por parte da construtora, os dois lados buscam conservar e cumprir seu papel, monitorando as alterações de mercado e mantendo as condições acordadas independentemente de especulações

Angelo Labbadia Junior

As parcerias podem ocorrer ainda com os fornecedores dos chamados itens críticos, aqueles com maior peso na curva ABC. Em função dos volumes consumidos e do peso que exercem nos orçamentos, esses materiais têm característica de longa duração, geralmente fornecidos por indústrias com alta produtividade, como a de aço e cimenteiras. “Essas empresas têm interesse em ter um contrato contínuo para escoamento da sua produção, tornando relativamente mais fáceis as negociações”, completa.

Ao contrário do que ocorre com os materiais que mais pesam no orçamento de uma construção, é praticamente inviável estabelecer relações mais estáveis com fornecedores de itens de menor consumo. Apesar de não ser impossível, essas relações podem deixar a desejar quanto aos cronogramas de atendimento. As parcerias podem ser estabelecidas também com lojas do varejo e atacado, segmento que assegura uma reposição rápida ou permite a aquisição de algum material com exigência de prazo imediato. “O setor se mostra bastante ágil e prestativo e apresenta a facilidade de contar com quase todos os insumos em um só local. Isso para a área de manutenção é bem interessante”, comenta o engenheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale Conosco